segunda-feira, 30 de março de 2015

Rituais

Já contei que para o hinduísmo (segundo nosso guia em Khajuraho) se raspa a cabeça pelo menos uma vez na vida como um oferenda para a Ganga (rio Ganges). Vi muitas crianças assim e concluí que era para esse ritual. 
Hoje (25/03/2015) foi o dia da minha iniciação. Recebi o diksha. Tenho amigas que aproveitaram este momento (da iniciação) para raspar o cabelo e realmente renascer. Afinal o cabelo, o corpo, não somos nós, embora estejamos identificados com eles. Raspar a cabeça é um símbolo, de que reconhecemos que somos mais que isso. Pelo menos este é meu jeito de ver. Desde que planejei esta viagem, há mais de um ano, tenho pensado em raspar minha cabeça no dia da iniciação. Venho me preparando psicologicamente, buscando compreender o significado disso para mim. Percebi que meu cabelo representa: a vaidade, a distorção do feminino, a valorização da imagem e "do que os outros vão pensar". Percebi que podia deixar isso tudo para trás. Assim abrir espaço para colocar no lugar: a beleza verdadeira do ser, a alma, a liberdade de fazer o que quiser e ser si mesmo(a), a coragem, o poder, a força, a fé (de que a vida continua, de que eu continuo, de que a beleza está além do cabelo...)
Foi assim que fui interiorizando este ato. 
Depois conto mais. 
(Foto tirada em Khajuraho)

Nenhum comentário: