segunda-feira, 30 de março de 2015

Pranam

O "pranam" não é uma reverência ou um ato de humildade, talvez seja, para nós ocidentais, mas o significado deste gesto do hinduísmo, praticado com os gurus remete a crença de que os pés de um iluminado tem poderes de dissipar males materiais, mentais e emocionais. Ao tocar os pés do guru com a cabeça estamos purificando o nosso ser e recebendo inúmeras graças. Esta é uma explicação racional (embora sem comprovação científica para os céticos), porém a experiência espiritual pode nos pedir atitudes irracionais. Conheço algumas pessoas que diante do Prem Baba, sem nunca antes terem contato com a cultura hindu, caíram aos seus pés. Fenômeno que o próprio Prem Baba conta ter acontecido em seu primeiro contato com seu guru. As pessoas que fizeram isso me contaram que se sentiram até um pouco constrangidas logo em seguida. 

O que posso falar por mim é que a presença dele é muito forte, um silêncio interno se instala por onde ele passa e também é muito comum uma certa comoção e choro diante do seu olhar e sorriso. 

Esta foto me tocou. Esse garotinho deve ter entre 7 e 9 anos, quase todos os dias ele dançava no centro do salão e parecia o próprio Deus encarnado em um ser, pois seus olhos ficavam cerrados, seu semblante era doce e os gestos repletos de delicadeza como se acarinhasse o ar com o toque sutil dos dedos. Na boca sempre um sorriso muito leve e único e um olhar fugidio escondido na pálpebras ou, às vezes, levemente se mostrando para fechar-se novamente em seu escuro interior. No momento da foto foi quando livremente o menino se prostou na fila de pessoas que aguardavam para fazer "pranam", quando chegou sua vez ele reverenciou o mestre. A beleza da foto é que Prem Baba em toda sua magnitude e sabedoria também o reverencia. 

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindo, realmente demais! Espero um dia conseguir estar tão perto do mestre.