domingo, 22 de março de 2015

Índia - Sexto dia - Khajuraho

Chegamos em Khajuraho (cidade conhecida por seu templos alusivos ao Kama Sutra) em 20 de março de 2015. 

No aeroporto fomos rodeados por taxistas e a cena foi engraçada pois o Paulo começou a falar português com eles. Com isso acabamos conhecendo um guia que falava espanhol mas que estaria ocupado. Fomos então, indicados ao adorável "Prem"(com esse nome adivinhem de quem lembrei? Nada é por acaso!) que nos buscou no hotel à tarde para conhecermos um complexo de templos que fica em uma espécie de parque, bastante verde e tudo muito bonito. Ele já me ganhou porque nos convidou a sentar em banco, debaixo de uma linda árvore, onde passou a nos explicar as diversas origens e explicações sobre aqueles templos. Transmito aqui a origem mitológica, romântica e simbólica:
"Era uma vez uma linda princesa que ficou viúva. Em uma noite de lua cheia ela estava excitada e foi se banhar no rio. O Deus da Lua, assistindo e a achando incrivelmente bela, decidiu descer a terra e, assim, ele a seduziu naquela mesma noite. Desta união nasceu um filho que foi quem começou a dinastia responsável pela construção dos templos de Khajuraho"

Prem também nos explicou a diferença entre Kama Sutra e Tantra. Kama Sutra arrefece sempre ao prazer e ao amor para um casal. Tantra é um caminho espiritual de iluminação através da energia sexual. As imagens que remetem ao Kama Sutra são a de um casal. As que remetem ao Tantra aparecem mais pessoas. 

Nenhum comentário: