domingo, 29 de março de 2015

Índia - Banho no Ganges

Para os hindus o Rio Ganges é um rio sagrado, representa a deusa Ganga que saiu da trança na cabeça de Shiva para lavar o mal do mundo. 
Esta história pode ser interpretada como uma mitologia. Para Joseph Campbell, famoso estudioso dos mitos, a humanidade os criou em todas as épocas e em todo o mundo. A diferença entre um mito e um conto é que o conto trata-se de uma jornada individual, já os mitos são universais, são histórias conectadas ao que vivemos interiormente, batalhas que travamos em nós mesmos, através de aspectos íntimos (arquétipos, como estudou Jung), personagens e padrões que se repetem no inconsciente coletivo e aparecem em sonhos, portanto presentes em todas as pessoas e que, de alguma forma, podem estar sendo reproduzidos em nossas vidas sem que percebamos. Estou falando de algo um pouco complexo, pode ser um conteúdo nebuloso para quem esteja lendo pela primeira vez esses termos. Eu não sou nenhuma estudiosa sobre o assunto só quis esclarecer um pouco para não ferir amigos monoteístas que possam estar intrigados com os mitos hindus. 
Fiz esta viagem querendo experimentar verdadeiramente a espiritualidade que a Índia me oferece. Quando ouço as histórias eu não permito que meu ceticismo questione, mas liberto meu corpo para viver com os sentidos a experiência. Foi assim no rio. Com a crise de água que vivemos no Brasil eu passei a reverenciar a água como uma deusa, como algo que nos dá vida, nos dá de beber, de banhar, de comer, de ser... Ou seja, uma matéria sagrada, de que necessitamos. Acho lindo que os hindus tenham essa reverência, como uma consciência mais ampla sobre a importância de um rio e de suas águas. 
A água do Ganges é muito gelada mas é uma delícia mergulhar e saímos sempre revigorados. Uns dirão que é pela sensação do banho gelado, outros dirão que é a ação da Ganga no nosso organismo. 
Outro detalhe é que aqui as mulheres entram vestidas no Ganges, é o costume deles. Cheguei a ver algumas poucas ocidentais se vestindo de forma mais ousada na rua ou no Ganges mas eu adorei entrar vestida, me senti até mais à vontade. 

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...


Amando sua viagem, experiência, aprendizado é muito feliz por você compartilhar isso tudo ❤️❤️❤️💋