quarta-feira, 18 de março de 2015

Índia - Estação de Trem

Acabei esquecendo de contar que a nossa ida para Agra foi no segundo dia, de trem. A estação de Nova Delhi (e de Agra também) é extremamente suja, foi meu primeiro choque de nojo. Ratos andam pelos trilhos e saem de buracos nas paredes, eu, por sorte não precisei me aproximar de nenhum mas, em vários momentos, os vi de longe. O chão tem uma camada de sujeira e mesmo assim as pessoas sentam e deitam para esperar o trem, às vezes protegidas por um pano ou pela própria mala. Vi um rato passar por cima da mala de um homem. Vi pessoas sentadas perto de onde passou um rato, inclusive uma mulher amamentando um bebê. Tudo isto estava muito chocante para mim. Os trilhos também ficam sujos de fezes, porque os banheiros dos trens são buracos. Então imaginem!
Ao mesmo tempo são pessoas. Quando temos um estilo de vida diferente olhamos para outros seres humanos como nós como se fossem animais em um zoológico, com estranheza, mas os olhares deles também me viam assim. Às vezes parecíamos (eu e Paulo) ser o centro de uma arena de circo, era só nos distrairmos que se juntavam pessoas a nossa volta nos olhando e algumas nos pedindo para sairmos ao lado delas em fotos. 
Essas que pediam fotos me comoviam, porque me devolviam a  admiração que saía de mim na direção delas. Mulheres tão bem vestidas, várias com trajes bordados, sempre em cores vivas. Por isso o contraste, tanta sujeira, porém tanta singeleza e beleza.
(Foto em Agra, vejam como a criança me olha)

Nenhum comentário: