sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sobre Rubem Alves

Tive grandes mestres que inundaram meu coração de amor, com tanta beleza evocada. Rubem Alves foi um deles. Suas palavras me trouxeram uma nova perspectiva sobre uma de minhas grandes paixões: a educação. Ele me conduziu com seus livros por seu pensamento de criança, como quem conduz um carrinho de rolimã, rápida e carinhosamente, sabendo que a alegria do brinquedo é um contato com o sagrado. Foi a primeira vez que compreendi que a literatura é sagrada, a poesia é sagrada e a criança é sagrada. Sonhei com ele uma escola única e deste sonho eu e tanta gente soube da existência da Escola da Ponte, em Portugal, onde jamais estive, mas que visitei com os pés que pisam os sonhos, em seu livro "A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir". Há uns 10 anos li mais de 15 de seus livros. Ainda hoje suas palavras dançam em minha memória como pétalas de inigualável perfume... Uma vez em tantas que o assisti, em uma palestra, ele contou que um leitor chegou a ele e disse: "quem te deu permissão para entrar no meu coração?" E ele continuou dizendo que respondeu:"mas eu não entrei dentro do seu coração, eu entrei dentro do meu coração, e você estava lá!" Jamais esqueci disso, e por ser sua admiradora imaginei que eu também, como aquele leitor de Rubem, vivia em seu coração. Infelizmente não tive a oportunidade de confirmar com ele, mas agora que Rubem está internado no UTI, correndo risco de viver mais e mais, para sempre e eternamente, eu posso declarar minha certeza, não sei se vivo no coração dele, mas ele vive para sempre, muito vivo, no meu. 

(texto escrito em 17/07/2014, dias antes do falecimento dele)

Nenhum comentário: