terça-feira, 14 de julho de 2015

A pintura, de tão linda parece a natureza



Uma vez meu terapeuta me disse "Aline, você é uma pessoa muito mental, com a sua mente você nunca consegue ver a beleza. Você se depara com a beleza da natureza e o impacto é parecido com estar diante de uma tela, ou uma foto, você não sente a beleza viva, pois todas as sensações passam por sua mente". Aquilo fez todo sentido para mim. Lembro que fazíamos sessões de terapia usando o corpo e exercícios de respiração. No final da sessão eu sentia que meus pés, literalmente, tocavam mais o chão. Sentia também uma abertura na visão. Ele, então, costumava me apontar uma flor no centro da mesa, ou uma planta do jardim, para que eu aproveitasse aqueles instantes de presença para "ver" a beleza, ou sentir seu impacto diante de mim. Para isso é preciso silêncio, vazio... Na semana que ele me disse isso lembrei da expressão "tão bonito que parece uma pintura". Nós dizemos isso. Que a beleza natural parece uma pintura. Mas, não, dizer isso é loucura. São as pinturas belas que parecem a natureza real, mágica, viva, presente. Esta foto parece a natureza que vi no Parque Burle Marx neste final de semana. Parece, por isso é bela. A beleza pura não parece uma pintura, isso seria desmerecer a vida. Pois a arte está sempre em dívida. Viver é mais. O máximo da arte é nos permitir sentir isso. 

Nenhum comentário: