domingo, 3 de março de 2019

34a CARTA PARA MINHA FILHA

Eu e seu pai não somos as pessoas mais disciplinadas e só agora, depois de 6 meses você dormiu às 9 da noite pela primeira vez. Faz aproximadamente um mês que você começou a dormir “naturalmente” cada vez mais cedo. Naturalmente porque até tentamos fazê-la dormir, abaixávamos a luz da casa, levávamos você para o quarto, seu pai tocava e cantava canções de ninar. Você mamava e ficávamos, eu e você, no meu colo, ora mamando de olhos fechados, ora dormindo, acordando pra mamar… E eu tentando colocar você no bercinho, mas isso te fazia acordar e nosso ritual recomeçava. Isso levava 3 horas no início, depois duas horas, depois uma hora e meia. E hoje, pela primeira vez apenas uma hora. Depois de mais de 6 meses. Houve um momento que você quase acordou, chegou a se virar sorrindo para o seu pai. Aquele sorriso que convida para brincar ou te abraçar. É sempre difícil resistir. E também difícil decifrar o que pode ser feito. Só hoje eu compreendi.  Falei baixinho para o seu pai fechar um pouco a porta, bloqueando ainda mais e entrada de luz de fora do quarto, coloquei você no meu peito e passei meus dedos ternamente em seus olhos. Aos poucos seu sono foi voltando. As pálpebras foram se entregando devagar. Então você dormiu, ensinando-me um pouco mais sobre si mesma, sobre como lidar com você.


Aconteceu o inesperado. Pela primeira vez nesses 6 meses eu e seu pai a deixamos no quarto para assistirmos um filme. Fomos diversas vezes interrompidos pela nossa ansiedade, saudade e estranhamento por você estar dormindo tanto sem nós. Visitamos o quarto escuro, acendemos a lanterna do celular para observarmos seu semblante doce. Isso se repetiu algumas vezes.


O filme que escolhemos tem um nome muito propício “Nasce uma estrela” e em uma das cenas mais bonitas para mim o protagonista masculino aconselha a protagonista feminina a dizer o que tem a dizer, porque não somos ouvidos para sempre. Quando somos ouvidos precisamos dizer. Ele se referia ao sucesso da personagem. Mas eu penso que isso vale para nossas vidas. Na perspectiva de idade do nosso planeta, nossa vida é muito breve, como um sopro. Eu quero que você possa viver a sua, meu amor, expressando a verdade do seu coração, ciente de que esse espaço entre o nosso nascimento e a nossa morte é como o intervalo de um discurso. Precisamos viver nossas vidas fazendo o NOSSO discurso. Ninguém pode viver a nossa vida por nós. Ninguém pode dizer as nossas palavras. Só nós mesmos!!! Só você mesma.



Nenhum comentário: