domingo, 5 de agosto de 2018

17a Carta para minha filha

17a CARTA PARA MINHA FILHA

Uma das coisas que tenho aprendido nessa gestação é que, nós humanos, nos distanciamos tanto de nossa essência que precisamos do afeto, na conexão com outros seres, para nos aproximar de novo, não só do outro, mas da gente mesmo. Afinal o outro é apenas uma representação ou projeção do que somos por dentro.

Lembro que meu obstetra, Dr. @brauliozorzellaobstetra quando o questionei sobre a anestesia, me respondeu: “Há uma anestesia natural, que já falei pra você. Lembra qual é?” 
Pensei um pouco se era alguma medicina, fiquei tentando me lembrar, até que me surgiu a resposta: a doula! 
Uma outra mulher (em geral) que estuda o humano, a gestação e o parto e que fica disponível para nos ensinar ou nos lembrar da nossa natureza feminina e potente, sobrevivente e criadora, forte e transcendente...
Quando engravidei eu não tinha claro que ia querer uma doula profissional comigo. Para mim poderia ser alguém da família que se disponibilizasse a essa função, mas conversando com minha irmã @adelitaahmad que viveu 2 partos com doulas diferentes, ela me alertou que como minha irmã não se sentia capaz de oferecer o mesmo que uma doula. Nessa fase em que eu estava fazendo a escolha, primeiro internamente filha, a figura da @madhuri_oficial me veio à mente. Ao menos era uma pessoa conhecida, embora não tão próxima. Pesquisei outras pessoas que me indicaram. Até que somente mais para o final da gestação fui sentindo que minha escolha (ou sua, filha!) era a primeira e mais intuitiva: a primeira que me veio à mente. Então ela propôs alguns encontros comigo e com o Paulo, para nos alinharmos. Ela também é professora de yoga para gestantes e com ela aprendemos posições e exercícios para praticarmos juntos criando um repertório corporal ao qual poderemos nos remeter quando você resolver chegar, filha. Considero também muito preciosas as conversas que ela suscitou para nós como casal, o conteúdo de autoconhecimento e consciência do quanto você irá mudar nossas vidas, do quanto nos seremos outros ao sermos atravessados por você, e do quanto precisaremos restabelecer laços entre duas pessoas novas que nos tornaremos. 
(Continua) #cartasparaminhafilha





Nenhum comentário: