sexta-feira, 9 de junho de 2017

É impossível ferir apenas o outro

É impossível ferir o outro sem se ferir. Esta é uma máxima. Então toda vez que alguém sofre, uma parte nossa também dói. E, obviamente, quanto mais próxima estiver a pessoa, mais evidente isso será. Também é impossível amar o outro sem se amar. Estamos sempre caminhando neste percurso. Aprendendo a nos amar e a amar outro. No caminho costumamos nos ferir e ferir o outro. Essa corrente é sempre recíproca porque no mais profundo o que nos separa do outro não existe. 

Outra máxima: a violência é sempre um pedido de socorro, um sinal de sentimento de desamor. Quem se sente amado e acolhido não é violento. 

Este é um conhecimento muito importante, pois ouvimos sempre "violência gera violência", isso é verdade, porque não estamos maduros e conscientes para notar o que está por trás (o pedido de socorro) e quebrar a corrente. Quando alguém age com violência conosco (e isso pode acontecer em graus mais sutis até nos relacionamentos mais íntimos) nosso impulso é sempre de revidar, somos tomados pela sombra, perdemos a clareza. Não falo de violência física, falo da violência das palavras, da indiferença, dos gritos, da rejeição, dos julgamentos...

Quando se fala da importância do autoconhecimento é porque só assim podemos abrir os nossos olhos e perceber que o outro é apenas um espelho onde nos vemos refletidos. Tudo que vemos no outro é o que está obscuro em nós. Então o "jogo de acusações" é sempre uma perda de tempo, uma distração, um desvio do olhar que poderia recair sobre nós mesmos. O único ser que temos o poder de melhorar se chama: eu. 
...................

Flor do dia é uma mensagem transmitida diariamente, globalmente, pelo líder humanitário Sri Prem Baba. Muitas vezes, sincronicamente, vai parecer que ele está falando com você. 

A mensagem de hoje fala sobre desamor e ódio.

“O desamor pode se manifestar na forma de um ódio bem objetivo, mas também pode se expressar em graus mais sutis. Independentemente do grau que ele se manifesta (irritação, descaso, indiferença, falta de presença ou desejo de ver o outro sofrer), essa vibração emana de você e causa um impacto. O ódio pode ser transmitido até mesmo através do leite materno que, se contaminado por ele, se transforma num veneno. E a dor gerada pelo desamor faz com que a entidade desenvolva a violência como forma de proteção.”
Sri Prem Baba
  

#flordodia #sriprembaba #prembaba #sabedoria #amor #comunicaçãonãoviolenta #cnv #awakenloveglobal

Nenhum comentário: