domingo, 25 de junho de 2017

A sabedoria da natureza

Queria lembrar que o aniversário de São João coincide com a época do solstício de inverno (no hemisfério sul). Após esta passagem (da noite mais longa do ano, com mais horas de escuridão) passamos a caminhar para um período de luz, com dias cada vez mais longos (mais horas de luz gradativamente) até o natal, nascimento de Jesus, que coincide com a época do solstício de verão (no hemisfério sul, no norte é invertido...). O solstício de verão é o dia com mais horas de luz do sol.  Com a passagem do natal caminharemos novamente para a escuridão do inverno, gradativamente. 

Podemos observar esses símbolos e a interferência da natureza no nosso humor, estado de espírito, recolhimento, retraimento, expansividade, como um coração pulsando mais para dentro e mais para fora conforme a época do ano. 

Antes das cidades estávamos conectados à natureza e vivenciávamos esses fenômenos mais inteiramente, não tínhamos equipamentos para nos proteger do frio, calor excessivo, escuro, claridade. Éramos impactados fortemente pelo poder da natureza e reverenciávamos a sua sabedoria e beleza. 

Mesmo não acompanhando tão diretamente o que está acontecendo, como todos os seres vivos, continuamos impactados pela Terra, pelo céu, pelo mar... Que tal observar, sentir, estar presente e reconhecer como lidamos com isso?

(Aline Ahmad, inspirada no aprendizado que tive com Marilia Campregher, que estudou este assunto)

Nenhum comentário: